A Estação da Luz da CPTM, que atende as Linhas 7-Rubi e 11-Coral, terá uma programação cultural especial, de quinta (3) a sábado (5), em comemoração ao Dia Internacional da Língua Portuguesa, que é celebrado em 5 de maio. A iniciativa integra as ações culturais e educativas do Museu de Língua Portuguesa, atualmente em reconstrução.

O evento é gratuito e conta com shows musicais, apresentações de “slam” (poesia falada), exposições, contação de histórias e oficinas, que agregam tecnologia e múltiplas linguagens artísticas. A comemoração parte da pergunta “Qual é a sua Língua Portuguesa?”, com o objetivo de percorrer a riqueza de sotaques e influências deste idioma, que une e torna singulares nove países onde a língua é falada.

Nos três dias de evento, às 10h, haverá oficina de construção e customização de maquetes, atividade que valoriza a apropriação do patrimônio da Estação da Luz e incentiva sua preservação. Às 12h, a atriz e contadora de histórias Andi Rubinstein narrará obras de escritoras de Moçambique, Brasil e Portugal.

Na quinta-feira (3/5), a partir das 17h, está programada a batalha de “slam”, com   Roberta Estrela D’Alva e o Núcleo Bartolomeu de Depoimentos trazendo poetas convidados para realizarem a poesia falada. Outro destaque será a performance da dupla de artistas visuais VJ Suave, com a apresentação Suaveciclo, em que triciclos adaptados tecnologicamente serão utilizados para projeções nas paredes da estação. Encerrando o dia, às 18h, a percussionista moçambicana Lenna Bahule e o baixista João Taubkin executarão um repertório autoral, que une Brasil e Moçambique.

Na sexta-feira (4/5), às 14h, será a vez da oficina “A palavra como imagem”, que reflete artística e poeticamente o cotidiano urbano, criando produtos visuais que unem imagem e palavra com técnicas gráficas como stencil, carimbo e xilogravura aplicadas em papel ou tecido. Às 17h, a disco-aula do DJ Eugênio Lima permitirá uma viagem musical através do hip hop, traçando um panorama da produção e suas influências. Por fim, o grupo de rap indígena Bro MC’s apresentará composições que misturam português e guarani.

No sábado (5/5), último dia do evento, às 13h, ocorrerá o show “O som das palavras” dos repentistas Peneira e Sonhador, que utilizam a poesia para alimentar a tradição oral da literatura de cordel.

 

A celebração do Dia Internacional da Língua Portuguesa é uma realização da Fundação Roberto Marinho e do Governo do Estado de São Paulo, com apoio da EDP, Grupo Globo, Itaú Cultural e CPTM.

 

“Imagens da reconstrução”: Nesta quinta-feira (3/5) também será inaugurada a exposição “Imagens da Reconstrução”, que reúne fotografias de Tuca Reinés e Beto Guimarães. As imagens retratam a restauração das fachadas e esquadrias do Museu da Língua Portuguesa e ficarão expostas para o público até novembro.

Obras: O Museu da Língua Portuguesa foi atingido por um incêndio em dezembro de 2015 e atualmente está em reconstrução. Já foi concluída a etapa de restauro das fachadas e esquadrias. Atualmente, está em curso a reconstrução da cobertura do edifício e, em seguida, será iniciada a obra do interior do prédio. Por fim, terá início a instalação da museografia. A previsão de reabertura é no segundo semestre de 2019.

Serviço:

Dia Internacional da Língua Portuguesa

Local: Estação da Luz (Linhas 7-Rubi e 11-Coral)

Dia 3/5 (quinta-feira):

– 10h: Oficina de construção e customização de maquetes

– 12h: Literatura – Narração de história

– 14h: Oficina “A palavra como imagem”

– 17h: Poesia Falada “Zap!Slam” – Zona Autônoma da Palavra

– Artes Visuais – Projeções: Suaveciclo: VJ Suave

– 18h: Show “O som das palavras” com Lenna Bahule e João Taubkin

Dia 4/5 (sexta-feira):

– 10h: Oficina de construção e customização de maquetes

– 12h: Literatura – Narração de história

– 14h: Oficina “A palavra como imagem”

– 17h: Disco Aula com DJ Eugênio Lima

– 18h: Show “O som das palavras” com Bro MC’s

Dia 5/5 (sábado)

– 10h: Oficina de construção e customização de maquetes

– 12h: Literatura – Narração de história

– 13h: Show “O som das palavras” com Peneira e Sonhador


03/05/2018