08/02/2018


O prefeito João Doria sancionou nesta quinta-feira (08) o projeto do vereador Police Neto (PSD) para que o Minhocão seja fechado ao trânsito de veículos e aberto ao fluxo de pedestres durante todo o sábado e aberto aos carros meia hora mais tarde e fechado uma hora e meia mais cedo durante a semana.

A partir das mudanças, o Minhocão estará aberto ao trânsito de veículos de segunda à sexta-feira, das 7h às 20h, e permanecerá fechado todo o final de semana.

Até então, o Minhocão funciona das 6h30, fechando às 21h30 e aos sábados, fechado aos veículos somente a partir das 15h.

As mudanças serão graduais. Em até 30 dias, o Elevado estará fechado aos sábados o dia todo e em 90 dias entram em vigor os novos horários para segunda à sexta.

O prefeito vetou somente o dispositivo que permitiria o fechamento total do Minhocão durante os meses de férias escolares.

A administração municipal justificou alegando que existem estudos técnicos que revelam não haver condição de um bloqueio total da via em todos os dias da semana, ainda que nos meses de férias escolares.

“A redução do fluxo de veículos nessas épocas é de apenas 30%” – justifica -, “insuficiente para diminuir significativamente os congestionamentos na cidade, tanto que boa parte das principais vias arteriais da malha continua operando próximo a seus limites de capacidade”.