16/10/2017

A prefeitura de São Paulo lançou nesta segunda-feira (16) um aplicativo para agilizar o agendamento de consultas e exames, o ‘Agenda Fácil’. Por enquanto, o aplicativo está em testes e só funciona para agendamentos em seis UBSs na zona norte e oeste. Por meio do aplicativo também é possível cancelar agendamentos, liberando vagas para novas marcações.

“Essa é uma revolução na saúde. Pela primeira vez, o paciente tem em suas mãos a possibilidade de agendar uma consulta de atenção básica, por exemplo, ou de cancelar em caso de impedimento, dando a vaga para outro, sem a necessidade de ir à unidade de saúde”, disse o secretário municipal da Saúde, Wilson Pollara.

Na zona oeste, o aplicativo abrange as UBSs Integrada São Jorge, a Paulo VI e a Vila Sônia. Na zona norte, vai ser a UBS Vila Medeiros, Jardim Brasil e Vila Guilherme. A consulta por endereço para saber qual UBS atende cada usuário é através do link http://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br. O aplicativo também vai funcionar como um cartão do SUS virtual. Para usar o sistema pela primeira vez, é necessário retirar um código na UBS.

O app Agenda Fácil está disponível para download gratuito no Google Play apenas para o sistema Android e os primeiros 30 dias vão servir de piloto para ajudar tanto o aplicativo quanto os procedimentos de agendamento. Segundo a prefeitura, a previsão é de que a partir do dia 19 de setembro o sistema se expanda para outras regiões e também para o sistema IOS.