20/10/2017

Amado por uns, odiado por outros, o horário de Verão começou a valer no dia 15 de outubro e só acaba em 17 de fevereiro. O novo horário, que deixa as manhãs mais escuras e os fins de tarde mais claros, abre um leque de opções de passeios deliciosos para fazer pela cidade para que possamos aproveitar mais a luz do dia.

Entre treinos no parque ao entardecer, uma esticadinha depois do expediente para jantar, tomar um açaí ou bons drinks, o Guia da Semana listou 10 programas incríveis para aproveitar os dias mais longos do horário de verão. Confira:

Parques

Parque Villa Lobos (Foto: Shutterstock)

Muitos dos diversos parques da cidade de São Paulo estendem seu horário de funcionamento durante o horário de verão.  É o caso do Villa Lobos, por exemplo, que funciona até às 20h neste período. Dá tempo de sair do trabalho e ainda fazer um piquenique ou correr ainda à luz do sol!

Piscinas Públicas

Sesc 24 de Maio (Foto: Matheus Jose Maria/Sesc 24 de Maio/Divulgação)

São Paulo tem muitas piscinas de uso gratuito para quem quer dar um mergulho sem sair da cidade. O novo Sesc 24 de Maio, por exemplo, tem uma piscina no terraço de onde, de quebra, você também pode apreciar o pôr do sol. Já o Centro Esportivo do Pacaembu guarda uma piscina olímpica, além de espaço para esportes e sala de ginástica e musculação.

Centro Cultural de São Paulo (CCSP)

Terraço do CCSP (Foto: Ana Clara Tito/Shutterstock)

O CCSP, na Rua Vergueiro, é um ótimo lugar para curtir o fim do dia. Entre as bibliotecas e as coleções de arte, o visitante tem diversas opções de programas e espaços para sentar, ler um livro, fazer uma reunião descontraída ou tomar um café – tudo em um espaço muito bem iluminado por luz natural. Sem falar do terraço para quem prefere relaxar ao ar livre!

Avenida Paulista

Foto: Shutterstock

Seja durante a semana logo depois do trabalho ou aos fins de semana, a Avenida Paulista é um ótimo lugar para visitar. Além de ficar fechada para os carros aos domingos – e ser uma ótima opção para pedalar, correr, caminhar ou frequentar os restaurantes e livrarias que estão por ali -, também oferece programas como cinemas, parque, centros culturais diversos e muito mais.

Bares e Restaurantes Rooftop

Esther Rooftop (Foto: Reprodução/Facebook Esther Rooftop)

São Paulo possui opções mais sofisticadas para quem quer curtir o pôr do sol do alto da cidade. As opções estão crescendo e vão muito além do tradicional Terraço Itália. O Esther Rooftop, por exemplo, inaugurado em 2016, conta até com brunch aos domingos. Com quatro meses de horário de verão, dá tempo de planejar um delicioso jantar à luz do dia.

Mirante 9 de Julho

Foto: Shutterstock

Depois de muito tempo abandonado e esquecido, o Mirante 9 de Julho tornou-se um local único para quem ama arte, música e cultura. Mais que um monumento histórico reocupado, é também espaço cultural, cafeteria e restaurante – ou seja, um ponto de encontro para turistas, moradores, trabalhadores e curiosos da região mais efervescente da cidade. Hoje, com diferentes atrativos e um clima deliciosamente cult e alternativo, o Mirante é aberto para todos e é um ótimo lugar pra curtir as horas extra de luz do sol.

Represa de Guarapiranga

Foto: Shutterstock

Para quem quer ir além de um belo pôr do sol, a Represa de Guarapiranga, na Zona Sul da cidade, é um ótimo lugar para entrar em contato com a natureza. Lá você pode praticar diversas atividades, inclusive aquáticas, fazer passeios de lancha e tomar sol com os pés na água. É um pouco longe do centro, mas é uma ótima ideia para curtir as horinhas extras de sol.

Praça do Por do Sol

Foto: Shutterstock

Para quem costuma sair do trabalho já um pouco tarde, mas quer curtir o sol se pondo, a dica é correr para a Praça Por do Sol, em Pinheiros. O espaço é tomado por grupos de amigos e famílias, que levam suas cangas para sentar no gramado e esperar o sol ir embora. Além de gratuito, o local conta com wifi público para todos os visitantes.

Pico do Jaraguá

Foto: Shutterstock

Para quem tem mais tempo e mais disposição, vale a pena conferir o ponto mais alto do município de São Paulo: o Pico do Jaraguá. Você pode chegar ao topo dos 1135 metros de altitude através da Estrada Turística do Jaraguá, que é asfaltada, ou através de três trilhas. A vista de São Paulo é maravilhosa – e no pôr do sol é melhor ainda!